Um diário de bordo

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Organizando...

De uns tempos pra cá achei que ia enlouquecer com tantas responsabilidades e tarefas.
A minha rotina antiga não estava me ajudando a cuidar de todas as áreas da minha vida. E imagina o que ficava de fora??? Quem é mulher, mãe, esposa e profissional já sabe: a gente se deixa de lado pra dar conta de outros afazeres...
Não tenho medo de mudar.
Nunca tive.
Sempre paguei meu próprio preço.
Minha primeira providência foi parar tudo e refletir onde estava pesado, o que estava me cansando mais.
Vi que perder o sábado inteiro fazendo faxina, lavando e passando roupa (por mais que eu tenha ajuda dos filhotes mais velhos e que goste imensamente de fazer eu mesma as coisas da casa) estava me exaurindo. Às vezes perdia dias lindos ou passeios maravilhosos porque sabia que se acumulasse serviço nunca mais ia tomar pé da situação. E ficava chateadíssima!!!
Resolvi fuçar a blogosfera atrás de dicas pra me ajudar a mudar o olhar (às vezes é tudo que precisamos) e encontrei algumas sensacionais:
1)  Ter uma caixa de entrada, ou seja, não ficar com nada martelando e azucrinando minha cabeça.
      Comprei 1 zilhão de caderninhos e 1 cadernão. O grande é a caixa de entrada. Tudo o que penso, minhas ideias, os convites que recebo, os prazos, meus agendamentos, as coisas que vão surgindo e tenho que resolver (tipo o que resolver, consultas/exames de todos - incluindo o cachorro,  quero comprar, projetos de costura/artesanato, ideias que vão surgindo, afazeres da casa) vão pra lá.
      O próximo passo é, depois que Davi dorme, revisar o cadernão do dia, repassar pros menores e definir as tarefas do dia seguinte.
      Daí eu passo tudo para o lembretes do celular e ponho pra despertar em horários diversos. Vai tocando, vou fazendo, vou riscando...
       Parece chato e trabalhoso, mas né não. Perco 15 minutos fazendo isso. Elenco 4 ou 5 tarefas fáceis para o dia seguinte se for um dia de trabalho. Deixo as pesadas para os dias de folga e reservo parte do orçamento para o quero comprar (que só se resolve - claro  - com dinheiro).
        Não me perco mais, não fico cansada/estressada porque não preciso repetir o mantra "preciso me lembar, preciso me lembrar" e tenho foco, vejo a lista diminuir dia após dia.
Além dessas fiz outras mudanças na minha rotina.
Vou dando notícias...


P.S.: Eu aaaaaaaaaaaaaaaamo escrever, bem mais que digitar, por isso dá certo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tô construindo a vida que eu sempre quis! e você?????????